domingo, 9 de janeiro de 2011

“Corpos mapeados”: Uma proposta de desterritorialização do corpo feminino brasileiro no imaginário português

O conhecimento desta pesquisa será obtido a partir da prática experimental, sendo portanto, dentro das classificações oferecidas pelo mestrado de design da imagem, uma Pesquisa por Projecto.


Através da experiência da pesquisadora e diante da imagem que é produzida acerca da mulher brasileira historicamente e actualmente pelos media, pretende-se fazer um trabalho de resignificação dessas identidades femininas. Para isso, depois de um apurado diagnóstico por meio de pesquisa bibliográfica e iconográfica, o estudo se delineará através da produção experimental de imagens, utilizando os mais diversos meios de expressão, como fotografia digital, intervenção urbana, vídeo, performance etc.


Todo corpo carrega identidades que o mapeia. Corpos mapeados que trazem referencias, memorias e simbologias. No embate com outros universos referenciais, estas identidades afloram e ganham vida, se fortificam. Neste processo de tomada de consciência de si mesmos, descobrem-se como se é visto pelo outro, através dos chamados estereótipos. Na maioria das vezes estas visões rotulam as pessoas em vez de as aproximar.


Com este estudo pretende-se discutir estas questões e construir uma “corpografia” da mulher brasileira, ou seja, desconstruir e propor novas referências deste universo imaginado que interfere na vida quotidiana de muitas brasileiras que vivem em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário